COMO CHEGAR
 Atrativos Turísticos
 Equipamentos de voo
 Escola de Voo
 Esportes de Aventura
 Eventos
 Galeria de Fotos
 Galeria de Videos
 Lojas Fora do Ar
 Meteorologia
 Pousadas
 Rampas de Voo do ES
 Reportagens
 Sobre Alfredo Chaves
 Voo Duplo
Busca:
 
Que tal se aventurar por Alfredo Chaves?

Que tal se aventurar por Alfredo Chaves?

Belos roteiros, paisagem invejável e adrenalina pura. O esporte de aventura tem crescido em Alfredo Chaves

DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA

foto: Divulgação

Esporte de aventura em Alfredo Chaves - Rapel Cachoeira de Matilde
Cachoeira de Matilde, emAlfredo Chaves
Parapente, rapel, asa delta e trekking. Pense em tudo isso misturado a belas paisagens de Alfredo Chaves. Combinações que têm dado certo e impulsionam o turismo de esportes radicais no município. O parapente ainda é a modalidade mais procurada, mas, aos poucos, novas opções estão ganhando espaço. 

Alfredo Chaves tem hoje duas rotas reconhecidas no município: o Caminho das Águas e o Vale da Aventura. Cerca de trinta empreendimentos, entre pousadas, campings, chalés e hotéis, recebem visitantes o ano inteiro. Na cidade existem também escolas especializadas que ensinam a prática de alguns esportes para moradores e oferecem os serviços para visitantes. 

Foi pensando em atuar neste mercado que o instrutor Rodolpho Cavaline montou uma escola de vôo e uma empresa de materiais esportivos. Ele é um dos instrutores mais procurados na região para realização de vôo duplo.

"O parapente veio agregar valor ao turismo e serviu de exemplo para impulsionar a prática em municípios vizinhos. Temos apenas a rampa de Cachoeira Alta, de fácil acesso, com transporte próprio e infraestrutura de pousada e restaurante", conta.

O cenário exuberante também deu logo lugar a outro esporte, como o rapel nas cachoeiras. Existem pelo menos 100 quedas em todo o município que variam de 50 a 150 metros. "As pessoas não precisam se preocupar em vir com equipamentos ou instrutores. Aqui temos toda a infraestrutura, do material ao professor", afirma o instrutor de rapel André Veiga. 

foto: Divulgação
Esporte de aventura em Alfredo Chaves - Rampa de parapente
Rampa de parapente, em Alfredo Chaves



Turismo e esportes andam juntos 

Com a grande aceitação do esporte de aventuras de Alfredo Chaves, o município começou a criar eventos incluindo os esportes para atender aos visitantes que gostam de levar, além do conhecimento, da cultura e dos sabores da gastronomia, a adrenalina dos esportes de aventura. 

"Em julho, na festa da Banana e do Leite, uma das mais tradicionais da cidade, estamos planejando eventos esportivos para que o turista aventureiro também tenha opções de lazer. É bom para quem pratica e gosta de ver", afirma o secretário de turismo, Roberto Fiorine. 

O secretário acredita que unindo os praticantes e as secretarias de governo, novos campeonatos podem surgir. Ele destaca a importância da variedade para que a oferta seja completa ao visitante. 

"Estamos amadurecendo a ideia de trazer uma etapa do trekking de montanhismo. Somos conhecidos pelo parapente e o rapel, mas ainda podemos explorar mais o turismo de aventura", destaca. 

foto: Divulgação
Esporte de aventura em Alfredo Chaves - Rapel Cachoeira de Matilde
André Veiga- instrutor de Rapel 

O instrutor André Veiga juntou negócio e lazer. Além de ser instrutor de rapel e apaixonado pela adrenalina de escalar as cachoeiras de Alfredo Chaves, abriu uma pousada. O lugar, que fica na localidade de São Marcos, recebe pessoas todos os meses do ano. "Aqui temos cachoeiras com até 150 metros. E para quem gosta de aventura, mas não quer arriscar tanto, de 50 metros", conta André.






Dica de circuito


Caminho das Águas - o turista pode se hospedar em chalés ou pousadas que oferecem pratos típicos. Ainda pode aproveitar as belezas naturais, visitando cachoeiras como a Engenheiro Reeve, em Matilde, a maior em queda livre do Estado; a cachoeira Iracema, em São Roque de Maravilha; e a rampa de vôo livre da Cachoeira Alta. Dá para ver o visual dos mirantes e vales, que dividem o espaço com quedas d’água e rios. 

Vale da Aventura - a diversão fica por conta dos esportes de aventura oferecidos na região, como vôo livre, rapel, escalada, trekking, bóia-cross, passeios de caiaque, tirolesa, entre outros. 

Mas o turista não fica só por conta da adrenalina. Existem pousadas e restaurantes que oferecem passeios, entre eles a fábrica de biscoito Tia Virgínia e a tradicional cachaça Cavalini. 


 
Destaques

No Ar
Voo Duplo de Parapente - Liberdade total

Na Pedra
Não sou calango, mas...

Na Água
Para quem não tem medo de se molhar

Na Terra
Caminhada Ecológica - Aproveite a paisagem!


Newsletter




Enquete
Qual aventura você gostaria de fazer?
Voo duplo
Rapel
Bóia Cross
Ecopasseio
Kaiake

  








Avenida Getulio Vargas, s/n - Centro, Alfredo Chaves-ES - 29240-000 :: (27) 3269-1345 | (27) 9981-6751