COMO CHEGAR
 Atrativos Turísticos
 Equipamentos de voo
 Escola de Voo
 Esportes de Aventura
 Eventos
 Galeria de Fotos
 Galeria de Videos
 Lojas Fora do Ar
 Meteorologia
 Pousadas
 Rampas de Voo do ES
 Reportagens
 Sobre Alfredo Chaves
 Voo Duplo
Busca:
 
Afim de novas aventuras? Saiba como começar a praticar o parapente no Estado

Afim de novas aventuras? Saiba como começar a praticar o parapente no Estado


VICTOR MELO 
Redação Folha Vitória 

Foto: Roberly Pereira 
O Espírito Santo é um dos melhores lugares do Brasil para a prática do parapente. A rampa de Alfredo Chaves é bem conhecida pelos praticantes do esporte e também o lugar mais recomendado para um iniciante. O voo duplo é a melhor maneira de começar a voar, porque é onde o aluno recebe as instruções básicas, como conhecimento da meteorologia, a forma de decolar e pousar, além forma de utilização do equipamento.

Não existem muitas limitações para quem quer começar a voar de parapente. Isso é o que explica o capixaba vice-campeão brasileiro da modalidade em 2010, Rodolpho Cavalini. “Um voo não tem muitas restrições, somente para pessoas com problemas mais sérios de coração e quem não está em um estado físico pleno. Outra limitação é a questão do peso. Os equipamentos têm um limite de peso 220kg e geralmente aceitam passageiros de 40 kg a 120 kg acompanhados do instrutor”, afirma.

A orientação é que a pessoa esteja com vestimentas leves, tênis ou botas, protetor solar e repelente. Segundo Rodolpho, o iniciante também não precisa de conhecimento profundo para poder começar a voar. “Não tem necessidade de a pessoa conhecer nada, a não ser a posição da corrida e na hora da decolagem, que são passadas ainda no chão. Qualquer pessoa pode praticar”, disse.

Os preços variam de acordo com tipo de voo que o cliente escolher. Existe o mais simples, que custa cerca de R$ 150,00, e o especial, onde a duração é um pouco maior, com filmagem e o passageiro ganha um DVD do voo e um boné que sai por R$ 250,00. Quem pretende começar a praticar com freqüência, também tem a opção de entrar na escola, onde as orientações serão mais detalhadas.

As primeiras aulas são realizadas no solo, onde o aluno passa por um processo de controle do equipamento e ele vai decolar de pequenas alturas. Nesse módulo o aluno tem que fazer cerca de 30 voos, como preparação para o voo da rampa de 400 metros. Porém será monitorado via pouso e decolagem pela escola via rádio durante os 15 primeiros voos.

Além de Alfredo Chaves, o esporte também é frequente nos municípios de Castelo, Pancas, Mantenópolis, Vila Valério, Baixo Guandu e Afonso Cláudio. Isso torna o Espírito Santo o estado onde há mais prática do parapente em todo o Brasil. Não é à toa que um dos melhores esportistas da modalidade no Brasil, o nove vezes campeão brasileiro, Frank Brown, seja capixaba. Incentivo melhor não pode ter.

Serviço:

Escola de parapente Fora do Ar – Aulas todos os dias da semana de 9h às 17h – Horário marcado de acordo com a disponibilidade do aluno.

Telefone – (27) 3269-1345 / 9981-6751


 



 
Destaques

No Ar
Voo Duplo de Parapente - Liberdade total

Na Pedra
Não sou calango, mas...

Na Água
Para quem não tem medo de se molhar

Na Terra
Caminhada Ecológica - Aproveite a paisagem!


Newsletter




Enquete
Qual aventura você gostaria de fazer?
Voo duplo
Rapel
Bóia Cross
Ecopasseio
Kaiake

  








Avenida Getulio Vargas, s/n - Centro, Alfredo Chaves-ES - 29240-000 :: (27) 3269-1345 | (27) 9981-6751